terça-feira, 31 de julho de 2012

As Tragédias Cariocas, ciclo de leituras em homenagem ao centenário de Nelson Rodrigues

Ilustração minha com design da Roberta de Freitas, 
este é meu trabalho mais recente, de julho de 2012. 

A partir da próxima segunda-feira, na Casa da Gávea começa o ciclo de leituras "As Tragédias Cariocas", quando serão lidas oito peças de Nelson Rodrigues (que faria 100 anos no dia 23 de agosto). Teremos sempre às 21h e sempre às segundas, a leitura de uma das peças teatrais escritas por Nelson, que compõe o que o crítico teatral Sábato Magaldi classificou  como "tragédias cariocas", onde ele entendeu que o autor  explorava o cenário carioca para conduzir suas tragédias.
Muito bem... o que o clico tem a ver com o blog cultura tricolor? Muito. Não apenas pela notória paixão de Nelson Rodrigues pelo Fluminense, mas porque suas peças, volta e meia, faziam menção ao futebol, de alguma forma. Na primeira peça que será "encenada", ou melhor dizendo...lida, na próxima segunda-feira, "A Falecida" tem no jogo entre Fluminense e Vasco, o pano de fundo para o desenrolar da peça, cujo principal protagonista é Tuninho, um fanático cruzmaltino que divide sua preocupação entre seu desempergo, a obsessão fúnebre da mulher e o grande clássico do fim de semana.

Não teremos espaço em todo o conjunto das peças gráficas do evento, para ilustrar cada uma das 8 peças que serão lidas na Casa da Gávea, o que nos levou (minha companheira Roberta de Freitas cuidou do projeto gráfico, enquanto me coube as ilustrações) a buscar uma alternativa mais econômica, onde procurei ilustrar o "universo rodrigueano" de uma forma geral. A homenagem que faço ao futebol, no caso, é o Jornal dos Sports que surge nas mãos de um transeunte paquerado por uma colegial... Notem na primeira página, que a manchete faz nova homenagem ao Nelson e ao nosso querido Fluzão... 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário