sábado, 21 de julho de 2012

110 anos com amor e com vigor

Há exatos 110 anos, no dia 21 de julho de 1902, um grupo de fidalgos esportistas liderados por Oscar Cox, se reunia na casa de Horácio Costa, à Rua Marquês de Abrantes nº 51, para fundar o que seria o primeiro clube de futebol da então Capital do Brasil. Era a época em que o espírito esportivo se tornava um dos símbolos de modernidade e civilidade que a elite carioca buscava agregar à cidade de São Sebastião. Pereira Passos começava o seu "bota-abaixo" e, em três anos, abriria a Avenida Rio Branco, marco de uma ampla reforma urbana no Rio de Janeiro. Ideais esportivos já haviam sendo incutidos na população e lembrados em discursos como o de Rui Barbosa, como valores positivos a serem almejados por uma nação forte e sadia: mens sana e corpore sano. 

O jovem Oscar Cox, filho de Edward Cox, aristocrata inglês residente no Rio de Janeiro- igualmente envolvido com o mundo esportivo, havia fundado anos antes, o Rio Cricket Club, em Niterói - voltara um ano antes de seus estudos na Suiça (Hábito comum entre a alta aristocracia brasileira) disposto a continuar jogando o bom e velho esporte bretão que aprendera no Colégio La Ville, em Lausane. Não que nunca tivesse se jogado futebol no Rio de janeiro antes de Oscar Cox, pois já se encontrou indícios da prática ainda na última década do século anterior. Mas a fundação do Fluminense marcaria uma mudança, um começo de organização em torno do esporte. Dali, surgiriam novos clubes, ligas e o campeonato carioca,  a partir de 1906.
Mário Filho, na crônica "Nasce o Fluminense", fala em detalhes, de quando o jovem Oscar mandou buscar todo o equipamento necessário da Europa, e procurou apresentar aos amigos aquela novidade chamada football. No ano anterior, o primeiro do século, este grupo marcou uma partida contra o São Paulo Atlhetic (que nada tinha a ver com o tradicional São Paulo F.C). Dois empates (2 a 2 e 0 a 0) contra os paulistanos podem ser considerados um ótimo começo, visto que o futebol já estava bem mais evoluído e estruturtado em São Paulo.
Os bons resultados certamente motivaram o grupo a fundar o Rio Football Club. Isso mesmo, este seria o nome inicial do Fluminense, se  já não tivesse sido registrado,  resultando no  Rio Football Club. Nos amistosos marcados com os paulistanos, a imprensa local referia-se aos jogadores do Rio como a equipe dos rapazes fluminenses. Buscando origens no vocábulo latino "flumen", que significa "relativa ao Rio", o Fluminense significa clube do Rio.
E, após algumas tentativas frustradas, Oscar Cox conseguiu o consenso necessário para a fundação do clube. Nascia o Fluminense. Pois a primeira partida oficial do Fluminense seria em 19 de outubro de 1902, contra o clube que havia nos levado o primeiro nome. A resposta veio em campo, e o Fluminense começou com o pé direito, com uma sonora goleada: 8 a 0, com direito a 3 gols de Horácio Costa, o anfitrião da fundação do clube .

Súmula do primeiro jogo. 
Fluminense 8 x 0 Rio Football
Data: 19 de outubro de 1902.
Estádio: Campo do Payssandú Cricket.
Juiz: Louis Nóbrega Júnior.

Fluminense: Américo Couto; Mário Frias e Victor Etchegaray, Mário Rocha, Oscar Cox e Walter Schuback; Adolpho Simonsen, Eurico de Moraes, Horácio Costa, Heráclito Vasconcelos e Félix Frias.

Rio Football: R. Belfort;  T. Mackintosh e H. Palm, B. Lokhost, Alvarenga Senior e D. Croik, T. Pereira. Alvarenga Júnior,. H. Brenton, J. Stweart e A. Cerqueira.

Gols: Horácio costa (3), Heráclito Vasconcelos (2), Félix Frias, Eurico de Moraes e Adolpho Simonsen.


De Botafogo à Laranjeiras
 A primeira idéia de Cox era construir uma sede. Como a tentativa de alugar o terreno na Rua Dona Mariana, em Botafogo, o destino acabou levando a sede para o terreno nas esquians do Rua Guanabara e Roso. Inicialmente alugado ao Banco da República, Eduardo Guinle acabou adquirindo o terreno em 1904 e mandou construir a arquibancada.    
Em 1919, a  recém criada CBD solicitou a ajuda do Fluminense para abrigar a seleção brasileira quando o Brasil iria sedear o campeonato  sul-americano de futebol, que viria a ser a pimeira conquista da seleção brasileira. O Fluminense, então, conseguiu um empréstimo junto ao Banco do Brasil e construi um estádio para capacidade de 18 mil pessoas, o maior na época.

Ilustração: Flavio Pessoa, 2009. "Nasce" o Fluminense. 

A atual sede na década de 1920.

O time do Fluminense ainda com o primeiro uniforme

História do uniforme tricolor.
A alta sociedade carioca que se dedicava às práticas esportivas cultivava o esporte como um símbolo de civilidade, e um hábito aristocrata. Para manter a diferenciação, importavam todo o material. Reza a lenda, que o atual uniforme tricolor foi escolhido por acaso, quando um grupo de dirigentes em viagem à Inglaterra para comprar o tecido para o uniforme, mas não encontrou o conza e branco (segundo Hilário Franco Júnior, autor de a dança dos deuses, obra de sociologia sobre o esporte bretão, os uniformes dessa época eram muito sem cor, onde as cores "neutras" como cinza, preto e branco predominavam.
Mas os dirigentes encontraram no uniforme tricolor uma boa oportunidade de mudança e escreveram aos demais dirigentes no Rio, sugerindo a mudança. No primeiro campeonato carioca, em 1906, primeiuro troféu do clube, o Fluminense já era tricolor.   

Réplica do primeiro uniforme do Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário