Quem sou eu

Minha foto
Tricolor desde vidas passadas... mas com a lembrança mais remota de torcedor em 1983, no gol do Assis aos 45 do segundo tempo. Um começo e tanto! Interesses diversificados sobre artes em geral (literatura, cinema, teatro, música, quadrinhos, animação, artes plásticas).

sexta-feira, 25 de maio de 2012

60 anos do mundial 01



Este ano, o Fluminense comemora também o aniversário de 60 anos de outro título importante. Se ainda não foi desta vez que faturamos a Libertadores (pior para a Libertadores, diria Nelson Rodrigues), isso não significa que o tricolor não desfrute de um título internacional em seu currículo. Não me refiro a Taça Olímpica, de 1949, motivo de grande orgulho que figura no atual uniforme*.
Desde os fim dos anos  1940, Mário Filho já demonstrava intenção de organizar uma competição que reunisse os melhores clubes do mundo. Após a enorme frustração com a perda da Copa de 50, pela seleção brasileira, ficou decidido que seriam convidados representantes dos 4 finalistas do IV campeonato Mundial de Futebol. Com o declarado objetivo de resgatar o orgulho nacional pelo futebol brasileiro, abalado com a derrota  para o Uruguai, em pleo Maracanã. Infelizmente com as dificuldades da época,alguns clubes não puderam comparecer e tiveram que recusar o convite, mas mesmo assim, o torneio contou com participações ilustres como o Peñarol do Uruguai, clube que era a base da seleção uruguaia bi-campeã mundial, contando entre outros, com Obdulio Varela e Ghiggia, que haviam calado o Maracanã dois anos antes, mais os segundos colocados da Áustria (que ainda tinha um futebol forte) e da Alemanha (na época liderava a competição), além do Corínthians, campeão paulista e o Fluminense, campeão carioca de 51.
De fato, o Fluminense cumpriu com louvor o objetivo de Mário Filho. Na fase de grupos, chegou a enfiar 3x0 no Peñarol. Em agosto de 1952, o cartunista argentino Lorenzo Molas, aquele mesmo que havia sido pioneiro com suas charges diárias sobre futebol no Jornal dos Sports, em 1944. De volta ao Rio, o cartunista fez mais duas charges para o jornal de Mário Filho. Uma delas foi essa (a primeira foi sobre o início da competição), que aborda as expectativas com a final da segunda edição do torneio. Nas finais, diante de quase 40 mil, no primeiro jogo, e de 65 mil, no segundo, o Flumiense com um vitória de 2x0 e um empate em 2x2 com o Corínthians, sagrou-se campeão mundial, oito anos antes da primeira Libertadores da América e no ano de seu cinquentenário.


Charge de Molas acusa a chegada da TV no Brasil.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ta%C3%A7a_Ol%C3%ADmpica
Para saber mais sobre a Copa Rio:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Rio_de_1952

Matéria do Globo Esporte sobre a conquista.
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2012/05/selo-em-homenagem-ao-titulo-da-copa-rio-ficara-ate-o-fim-do-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário